domingo, junho 11, 2006

Mensagem do Embaixador de Portugal no Brasil

Mensagem do Embaixador de Portugal
Francisco Seixas da Costa
Por ocasião da Data Nacional

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é uma data de reencontro dos Portugueses espalhados pelo mundo, uma celebração dessa realidade única que é o facto de pertencermos a um país que, desde há séculos, se projectou, como muito poucos, naquilo a que hoje se chama a sociedade global.
Esta nossa diversidade de moradas leva a que, muitas vezes, também tenhamos perspectivas diferentes sobre o modo como melhor preservar a nossa identidade nacional, sobre os meios mais eficazes para a apoiar e promover no exterior.
A Comunidade Portuguesa no Brasil tem dado mostras de estar activa nesse debate, de procurar contribuir para ele de forma construtiva, através das suas estruturas representativas, com ecos nos órgãos de comunicação social que mobiliza.
Como Embaixador de Portugal no Brasil pretendo continuar a ser fiel intérprete, junto das nossas autoridades, sobre o modo como os Portugueses e Luso-Brasileiros olham para o futuro e como entendem que o país oficial nele se deve situar. Nesta nossa data nacional, desejo reiterar uma mensagem de grande respeito pelos Portugueses que aqui vivem, pela admirável Comunidade Luso-Brasileira que souberam construir. Ao assistirmos hoje à chegada de novos compatriotas, espalhados por vários Estados e por diversos sectores de actividade, há que garantir que eles saberão ser dignos do elevado prestígio \ncriado por todos quantos os antecederam na chegada a este país.
10 de Junho de 2006


Nenhum comentário: