terça-feira, agosto 29, 2006
LANÇAMENTO DO LIVRO "PORTUGUESES NO BRASIL : MIGRANTES EM DOIS ATOS"
AGENDA DE EVENTOS - NOITE DE AUTÓGRAFOS
Sendo esta solenidade, inserida no programa das comemorações do XXXVIII aniversário do Centro da Comunidade Luso-brasileira do Estado do Rio de Janeiro, o Presidente da instituição Dr. Tomaz Correia de Miranda Lima e a Mesa Diretora, têm a honra de apresentar, convidar e recomendar o lançamento do livro:
“Portugueses no Brasil : Migrantes em Dois Atos”
Org. Prof. Ismênia de Lima Martins (Brasil)
Org. Prof. Fernando de Sousa (Portugal)
Noite de Autógrafos: 29 de Agôsto de 2006, Terça-feira, às 18 horas.
Local: Sala de Convenções do Clube Português de Niterói
Rua Lara Vilela, 176 - Ingá - Niterói
Ed. Muiraquitã - FAPERJ - CEPESE
296 páginas. PB. Formato 16 x 23cm
quarta-feira, agosto 23, 2006
Presidente da Câmara de Fafe em Niterói
Um momento de descontração da comitiva de Fafe, colhido na Confeitaria Beira Mar, local de referência da gastronomia portuguesa em Niterói, propriedade do casal Clarice Quaresma de Sousa e Gentil Moreira de Sousa, que ofereceram um delicioso almoço, no amplo sentido da palavra, das companhias às mais saborosas comidas.
O Presidente Tomaz Lima e o Sr. Joaquim Manuel Lima
- produtor de vinhos portugueses que integrava a comitiva de Fafe.
A Primeira Dama da Casa dos Açores no Rio de Janeiro Sra. Lourença Borges, ladeando às executivas e herdeiras do trabalho plantado pela família Quaresma de Sousa, Ana Paula e Maria Célia, que muito dignificam a mulher niteroiense, tendo junto delas, o Presidente da Casa dos Açores no Rio de Janeiro Raimundo Borges Diniz, Diretor da Concessionária da Honda em Niterói.
O Presidente da Câmara de Fafe Sr. José Manuel Martins Ribeiro e sua esposa D. Helena; na foto, acompanhados pelos Diretores do Centro da Comunidade Luso-brasileira do Estado do Rio de Janeiro, o ex-Presidente e vice atual Sr. Gentil Moreira de Sousa e o Presidente Dr.Tomaz Lima.
À noite, foi a vez do casal Lourença e Raimundo Borges Diniz, receberem o grupo à volta da mesa, para um queijos e vinhos, irrepreensível! Não só pela carinho e esmero, em atenções, com que receberam a todos, como pela qualidade dos vinhos servidos diretamente da garrafeira que têm em casa. Uma noite a não esquecer! Foram mais de 4 horas de boa conversa e degustações. Parabéns ao casal!
Abertura das inscrições para a Oficina da Palavra Luiz Simões Jesus
O Presidente Tomaz Lima e o vice-Presidente Gentil Moreira de Sousa fazem a merecida homenagem da Diplomação do Reconhecimento do Mérito à Oficina da Palavra Luiz Simões Jesus por relevantes serviços prestados à cultura luso-brasileira.
Gentil Moreira de Sousa, Wanderlino Teixeira Leite Netto, Tomaz Correia de Miranda Lima e Alberto Valle
Lena e Wanderlino apresentando o plano de aulas para a realização da Oficina da Palavra.
OFICINA DA PALAVRA LUIZ SIMÕES JESUS
De 05 de Setembro a 28 de Novembro de 2006.
às terças-feiras, das 14 às 17 horas.
•Dinamizadores: Wanderlino Teixeira Leite Netto e Lena Jesus Ponte.
•Local de realização: Centro da Comunidade Luso-Brasileira
Av. Ernani do Amaral Peixoto, 207 – Gr.518 – Centro - Niterói – RJ
•Período de realização: 5 de setembro a 28 de novembro de 2006, às terças-feiras.
•Horário: das 14 às 17 horas.
•Inscrições: a partir de 15 de agosto, pelo telefone 711-3558 (Wanderlino) ou no local de realização (de segunda a sexta-feira das 13h 30min às 17h 30 min).
•Custo: 3 parcelas de R$130,00, incluída a taxa de material.
•Enfoque no texto criativo.
•Ênfase na abordagem lúdica.
Objetivos
•Gerais: a) promover o autoconhecimento, a auto-avaliação, o conhecimento do outro, o relacionamento interpessoal, a confiança mútua; b) desenvolver as capacidades de abstração, observação, percepção, improvisação, expressão, comunicação, avaliação, análise e síntese.
•Específicos: levar o participante a vivenciar experiências afetivas e cognitivas por intermédio de técnicas de sensibilização desencadeadoras do processo criativo; ler e analisar textos; dialogar com textos; produzir, oralmente e por escrito, mensagens expressivas; associar textos verbais a outras linguagens artísticas; avaliar, criticamente, os resultados obtidos.
Metodologia
Cada encontro se desenvolve em três etapas:
1ª) sensibilização para desautomatizar a percepção, desinibir o participante, prepará-lo para o trabalho em grupo;
2ª) leitura e análise de textos como estímulo para o processo criativo;
3ª) produção, oral e escrita, de mensagens expressivas.
Programa
Módulo I: Potencialidades fônico-semânticas existentes nos nomes das pessoas.
Módulo II: O “espelho” e o “eu” como motivos freqüentes na Literatura.
Módulo III: O processo narrativo.
Módulo IV: O processo descritivo.
Módulo V: Linguagem figurada / campos semânticos / ambigüidade como recurso expressivo.
Módulo VI: Expressividade das palavras.
Módulo VII: Recursos fônicos.
Módulo VIII: Recursos gráficos / associação de imagem e texto.
Módulo IX: Apropriação, pela literatura, das linguagens de propaganda e de classificados.
Módulo X: Exploração literária de detalhes do cotidiano / diferentes estilos.
Módulo XI: Narrativa fantástica.
Módulo XII: Intertextualidade.
Módulo XIII: Atividades de encerramento e avaliação.
Apresentação do projeto para revitalização da Biblioteca CCLB-RJ
Diploma do Reconhecimento do Mérito entregue pelo Presidente Tomaz Lima e vice-Presidente Gentil Moreira de Sousa às Bibliotecárias Josely e Solange, que apresentaram o ante-projeto para revitalização da Biblioteca CCLB-RJ.
As Bibliotecárias Josely Picão e Anamir Solange iniciam a mostra do ante-projeto de revitalição da Biblioteca Luso-brasileira.
apresentação de obras raras precisando de tratamento.
ANTEPROJETO PARA REVITALIZAÇÃO E AUTOMAÇÃO DA BIBLIOTECA DO CENTRO DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
INTRODUÇÃO
Por iniciativa do Presidente Dr. Tomaz Correia de Miranda Lima e da Diretora Cultural Sra. Labouré Lima, o presente trabalho pretende desenvolver e revitalizar o acervo existente da biblioteca para que tenha condições de ser consultado pelos associados desta instituição e demais usuários que chegam em busca de informações para suas pesquisas, uma vez que o processo de revitalização tem como vantagem fundamental o desenvolvimento das várias habilidades no campo da informação.
Tornando-se para a cidade de Niterói e municípios vizinhos, mais um centro de informação para o público que busca o desenvolvimento intelectual.
A biblioteca revitalizada oferecerá consultas no acervo, contendo livros, periódicos, fotografias, mapas e manuscritos, vídeos e CDS.
Um trabalho que envolverá desde a higienização das obras até a automação propriamente dita. Para situar onde dar início ao processo, se faz necessário um planejamento minucioso de todas as etapas com os referidos prazos de conclusão de cada etapa.
Em escala proporcional desenvolver um produto de pesquisa e empréstimo que gere fundo e suporte para manutenção adequada do centro de informação
Todo esse procedimento vai refletir diretamente no consumidor final, com atendimento de qualidade ao usuário. Com certeza, ocorrerá aumento gradativo de procura á medida que formos concluindo as etapas.
Na fase atual, o acervo está inviável para consulta.
DESENVOLVIMENTO / DEFINIÇÃO
O Centro da Comunidade Luso-brasileira do Estado do Rio de Janeiro, com sede própria, situada na Avenida Amaral Peixoto, 207 gr. 518, no Centro de Niterói.
Foi criado por um grupo de intelectuais de Niterói, mediante reunião mensal, ocorrida na noite do dia 16 de Agosto do ano de 1968, às 20 horas e 15 minutos, na sede do Cenáculo Fluminense de História e Letras. Assim, nasceu em Niterói o Centro da Comunidade Luso-brasileira do Estado do Rio de Janeiro, em uma reunião voluntária da Diretoria aos associados e interessados no melhor funcionamento para o futuro da instituição. Sendo a destacar, que dentre os objetivos primordiais da instituição, sempre esteve, a união de portugueses, brasileiros e luso-descendentes, e bem como, promover encontros abertos para dar conhecimento sobre a história e as efemérides relacionadas aos vultos portugueses.
O acervo da biblioteca é composto de doações e contará com uma prospecção de instituições luso-brasileiras, interessadas nessa revitalização, podendo oferecer novos títulos e demais suportes. Pois, ao longo do período, em que foi criada a biblioteca, não houve uma sistemática manutenção, adequada a conseqüente modernização, para que seja possível aplicar, em tempos atuais, uma consulta objetiva. Para tal, elaboramos a partir deste trabalho os passos iniciais para o tratamento técnico e a automação do acervo, vamos enumerar as etapas deste processo, a saber:
1 – Confecção de carimbos;
2 – Higienização (caso precise);
3 – Carimbar obras;
4 – Separação do tipo de acervo por suporte (livros, folhetos, referência, periódicos, obras raras, mapas, fotografias, manuscritos, fitas de vídeo e CDS)
5 – Layout do espaço para biblioteca;
6 – Definir melhor local para mobiliário com a presidência;
7 – Levantamento do mobiliário existente;
8 – Seleção e descarte de obras;
9 – Separação de obras para restauração;
10 - No que se refere às obras em quantidade superior a 2 exemplares propõe-se efetuar doação para outras instituições (caso concorde);
11 – Tratar o acervo (classificar) direto na obra;
12 – Registro e catalogação ao inserir no programa implantado;
13 – Após acervo tratado, definir o melhor sistema automatizado livre para cadastrar;
14 – Gerar etiqueta no sistema;
15 – Arquivar no acervo;
16 – Divulgação junto aos meios próprios para o serviço de consulta ao público alvo;
17 - Criação e implantação de uma videoteca com locação e consulta aberta a comunidade.
JUSTIFICATIVA
As observações enumeradas anteriormente viabilizam muito bem o objetivo da escolha desta instituição para desenvolver o trabalho científico. Entretanto, são de suma importância para o atendimento ao usuário associado e usuário da comunidade um atendimento de qualidade da informação para elaboração de seus trabalhos, teses, monografias e pesquisas em geral.
METODOLOGIA
Empregará um conjunto de regras e procedimentos que se utiliza na organização de uma biblioteca, tornando em condição viável de consulta e recuperação da informação.
Também faz parte dessa metodologia a elaboração de fase preparatória, fase executiva e fase de conclusão, onde se acompanha o desenvolvimento com os respectivos recursos humanos. Manter uma constância nas atividades para que possa cumprir o cronograma estabelecido.
CONCLUSÃO
A biblioteca organizada e automatizada disponibilizará o acervo de livros, periódicos, mapas, manuscritos, folhetos, fotografias, víceos e cds, para consulta local e para empréstimos, somente ao associado cadastrado na instituição.
Os serviços prestados serão feitos com maior agilidade e eficiência colocando ao alcance de qualquer usuário chegar a seu objetivo. Graças à introdução da automação que veio facilitar grandemente um armazenamento bem maior e com menos tempo do que o processo manual de informação. Gerando agilidade no fluxo das atividades, minimização de tempo de pessoal e recursos financeiros, por planejar e desenvolver uma sistemática de trabalho produtiva.
RECURSOS MATERIAIS
Serão necessários os seguintes recursos materiais, e suas quantidades a serem definidas com a presidência:
Computadores a serem especificados tecnicamente;
Impressora;
Scanner;
Aparelho de DVD;
Materiais de consumo e limpeza;
Elaboração de página na WEB;
Estante dupla para biblioteca;
Bibliocanto;
Armário de aço;
Mesas e cadeiras;
Microfone e aparelho amplificador;
Mesa para computador;
Datashow;
Lousa;
Material para restauração;
Aparelho de TV 29”;
Implantação de banco de dados com soft especifico para biblioteca de;
Suporte para periódico
RECURSOS HUMANOS
Uma coordenadora;
Uma bibliotecária;
Um restaurador ( serviço terceirizado).
CRONOGRAMA
Agosto/setembro/2006------apresentação do anteprojeto, elaboração do projeto e entrega;
Outubro/novembro/dezembro/2006------aguardar resultado da análise e aprovação;
Janeiro/fevereiro/2007-------organização dos pormenores para dar início as fase de execução do projeto;
Março/2007-------------------------------data prevista para início da revitalização da biblioteca.
Josely e Solange
Sessão Solene IV
O Presidente Tomaz Correia de Miranda Lima e os ex-presidentes, Sr. Lúcio Ferreira de Azevedo, Gentil Moreira de Sousa e o Comendador Orlando Cerveira, seguidos da Presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras Marcia Pessanha e o Presidente da Câmara de Fafe, no encerramento da festa.
Nossos maiores agradecimento a Presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras Prof. Marcia Maria de Jesus Peçanha por sua grande colaboração para a realização da Sessão Solene e Diplomação do Mérito do Reconhecimento - Galardão XXXVIII Aniversário do Centro da Comunidade Luso-brasileira do Estado do Rio de Janeiro.
Sessão Solene III
Nossos parabéns as componentes do Rancho Folclórico Luiz de Camões: Clarissa Torres Melo,Thaisa Soares Joaquim e Luciana Fernandes Andrade de Sousa, pelos merecidos Diplomas do Mérito do Reconhecimento, em face aos relevantes serviços prestados ao folclore e à cultura luso-brasileira na Festa de Nossa Senhora de Fátima da Catedral de Niterói.
o Presidente do Clube Português de Niterói Comendador Orlando Cerveira recebeu em nome do Rancho Folclórico Luiz de Camões, o Diploma do Mérito do Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao folclore e à cultura luso-brasileira.
o Presidente da Câmara de Fafe Sr. José Ribeiro foi convidado a fazer a entrega do Diploma do Mérito do Reconhecimento ao jovem Marco Aurélio Silva de Faria pelos relevantes serviços prestados à música na cultura luso-brasileira.
o vice-Cônsul Honorário de Portugal em Niterói e a emérita Professora Dionilce Silva de Faria no instante da Diplomação do Mérito do Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à língua portuguesa e à difusão da cultura luso-brasileira.
O Presidente do Elos Clube do Rio de Janeiro Dr. Eduardo Neves Moreira recebendo das mãos do vice-Presidente Gentil Moreira de Sousa o Diploma do Mérito do Reconhecimento pelos bons serviços prestados à difusão da cultura luso-brasileira.
Sessão Solene II
O ex-Deputado pela imigração portuguesa Dr. Eduardo Neves Moreira representou o Presidente do Portugal Club Casimiro Rodrigues, recebendo das mãos do Presidente Tomaz Lima o Diploma do Mérito do Reconhecimento - Galardão XXXVIII Aniversário do Centro da Comunidade Luso-brasileira do Estado do Rio de Janeiro, pelos bons serviços prestados à difusão da cultura luso-brasileira nas comunidades portuguesas do mundo.
Continuação da entrega dos Diplomas aos jovens músicos do Colégio São Vicente de Paulo, em Niterói.
Outro grupo dos músicos do Coral Juvenil e da Orquestra de Câmara do Colégio São Vicente de Paulo que sempre cooperam com os eventos da Comunidade Luso-brasileira.
O Presidente do Clube Português de Niterói Comendador Orlando Cerveira, o Presidente da Câmara de Fafe (cidade ao norte de Portugal), Presidente Marcia Pessanha, Presidente Tomaz Lima e o vice-Cônsul Honorário de Portugal em Niterói Sr. Lúcio Ferreira de Azevedo, no momento da Diplomação de um dos grupos de músicos da orquestra de Câmara do Colégio São Vicente de Paulo.
Relação dos Músicos
CORAL JUVENIL DO CSVP
Andréa Rangel Maneschy
Andressa Pereira Gonçalves
Daniele Cortat Diniz
Jéssica Moreira Vianna Martins
Maria Cecília Mendes Guasti
Marcela Montalvão Ferreira Quintans
Marina Magalhães R. Santos
Natasha Aneli Pôrto Sauma
Luiza Ribeiro da Silva Aguiar Neiva
Andressa Daniele da Paixão Alvarenga Silva
Mariana Pimentel Barbosa de Mattos
Natália da Costa Carvalho
Felipe Elia
Gustavo Fernandes Mello Castro
Augusto Fernandes Mello Castro
Bruno Beaklini
Victor Luiz Vilela Ramos
ORQUESTRA DE CÂMARA DO CSVP
Violinos :Ana Beatriz Machado; Andressa Pereira Gonçalves;
Augusto Fernandes Mello Castro (Spalla) ;Felipe Elia ;
Gustavo Fernandes Mello Castro; Natasha Aneli Pôrto Sauma ;
Thamyris Alves; Pablo Matos; Rodrigo dos Santos Maia Corrêa.
Violoncelos :Leandro Alonso Santos Martins; Danielle Pinho
Contrabaixo :Fábio Silva
Flautas : Phelippe Fernandes Cardoso ; Érick Soares
Clarineta : Renata Hiraga
Trompa : Christine Cardozo
Oboé Solo : Pierre Jatobá Descaves
Teclado : Elizabeth Tannus Bittencourt
Regência : Maestro Israel Menezes
sexta-feira, agosto 18, 2006
Sessão Solene I
Em Sessão Solene foi realizado o ato comemorativo do XXXVIII aniversário de fundação do CENTRO DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Na abertura do evento a Diretora Cultural Labouré Lima assumindo o Cerimonial do evento, lembrou a todos que a exemplo do que ocorreu em 16 de Agosto de 1968, em uma reunião aberta do Cenáculo Fluminense de História e Letras, com início às 20 horas e 15 minutos, estavam ali para reviver a Ata de Fundação. Na Mesa de Honra, o Presidente Tomaz Lima, convidou a Presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras Dra. Marcia Pessanha, que passou a presidir a sessão, convidando o Vice-Cônsul Honorário de Portugal em Niterói Sr. Lúcio Ferreira de Azevedo, o Presidente da Câmara de Fafe Sr. José Ribeiro (de Portugal) e o Presidente do Clube Português de Niterói Comendador Orlando Cerveira.
Na foto: Sr. Lúcio Ferreira de Azevedo, Dr. Tomaz Lima, Dra. Marcia Pessanha, o Presidente da Câmara de Fafe (cidade do norte de Portugal) Sr. José Manuel Martins Ribeiro e o Comendador Orlando Cerveira.
Presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras Marcia Pessanha abrindo os trabalhos da Sessão solene
Os ex-Presidentes, Gentil Moreira de Sousa, Lúcio Ferreira de Azevedo e Orlando Cerveira, compareceram para prestigiar a solenidade e levar o abraço ao atual Presidente da instituição Dr. Tomaz Lima
Diplomação do Reconhecimento do Mérito - Galardão XXXVIII Aniversário
Sendo uma instituição cultural sem fins lucrativos, o Centro da Comunidade Luso-brasileira do Estado do Rio de Janeiro, precisa da cooperação de outras instituições e colaboradores, para realizar as atividades sócio-culturais. Razão bastante, para a Direção Cultural instituir esse diploma de reconhecimento.
Na foto, o Maestro Israel Menezes, Regente e Coordenador da Orquestra de Câmara do Colégio São Vicente de Paulo, recebe das mãos do vice-Presidente Gentil Moreira de Sousa o Diploma de Reconhecimento do Mérito, que lhe foi conferido pelos relevantes serviços prestados à difusão da música na cultura luso-brasileira.
Jovens Músicos do Coral Juvenil e da Orquestra de Cordas do Colégio São Vicente de Paulo em Niterói no ato da diplomação pela Mesa de Honra.
O sonetista Alberto Valle sendo homenageado com o Diploma de Reconhecimento do Mérito - Galardão XXXVIII Aniversário, que lhe foi conferido pelos seus relevantes serviços prestados em prol da difusão da poesia na cultura luso-brasileira.
Na foto: Sr. Lúcio Ferreira de Azevedo, Dr. Tomaz Lima, Dra. Marcia Pessanha, o Presidente da Câmara de Fafe (cidade do norte de Portugal) Sr. José Manuel Martins Ribeiro e o Comendador Orlando Cerveira.
Presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras Marcia Pessanha abrindo os trabalhos da Sessão solene
Os ex-Presidentes, Gentil Moreira de Sousa, Lúcio Ferreira de Azevedo e Orlando Cerveira, compareceram para prestigiar a solenidade e levar o abraço ao atual Presidente da instituição Dr. Tomaz Lima
Diplomação do Reconhecimento do Mérito - Galardão XXXVIII Aniversário
Sendo uma instituição cultural sem fins lucrativos, o Centro da Comunidade Luso-brasileira do Estado do Rio de Janeiro, precisa da cooperação de outras instituições e colaboradores, para realizar as atividades sócio-culturais. Razão bastante, para a Direção Cultural instituir esse diploma de reconhecimento.
Na foto, o Maestro Israel Menezes, Regente e Coordenador da Orquestra de Câmara do Colégio São Vicente de Paulo, recebe das mãos do vice-Presidente Gentil Moreira de Sousa o Diploma de Reconhecimento do Mérito, que lhe foi conferido pelos relevantes serviços prestados à difusão da música na cultura luso-brasileira.
Jovens Músicos do Coral Juvenil e da Orquestra de Cordas do Colégio São Vicente de Paulo em Niterói no ato da diplomação pela Mesa de Honra.
O sonetista Alberto Valle sendo homenageado com o Diploma de Reconhecimento do Mérito - Galardão XXXVIII Aniversário, que lhe foi conferido pelos seus relevantes serviços prestados em prol da difusão da poesia na cultura luso-brasileira.
quinta-feira, agosto 17, 2006
O SABER DA LÍNGUA AO SABOR DAS DICAS
Esperamos que a Prof. Dionilce volte a nos brindar com novos encontros para saborearmos as suas dicas envoltos no saber da língua portuguesa.
O SABER DA LÍNGUA AO SABOR DAS DICAS, resultou em agradável e iluminado encontro, não só pelas dicas, mas, pela poesia acompanhada dos acordes musicais, no teclado de Marco Aurélio Silva de Faria "Marquinhos" filho da palestrante convidada.
A Diretora Labouré Lima fez a introdução ao evento, levando nos braços as flores, para as homenagens do Presidente Tomaz Lima, em nome de toda a Diretoria do CCLB-RJ.
O Presidente Tomaz Lima e o Vice-Presidente Gentil Moreira de Sousa homenageando a palestrante convidada Prof. Dionilce.
INTRODUÇÃO A VERSOS E SONETOS
Os participantes do encontro cultural, em torno do poeta e sonetista Alberto Valle, registram suas presenças posando diante do painel de azulejos do CCLB-RJ.
Os Presidentes, do Centro da Comunidade Luso-brasileira, da Academia Niteroiense de Letras Dr. Jorge Picanço Siqueira e do Cenáculo Fluminense de História e Letras a Prof. Marcia Pessanha, prestigiam o amigo e Decano Alberto Valle na tarde de sua palestra: "Introdução a Versos e Sonetos".
O Grande sonetista Alberto Valle abrindo a palestra INTRODUÇÃO A VERSOS E SONETOS no auditório do Centro da Comunidade Luso-brasileira.
VISITA DO PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL SR. DR. JOSÉ SÓCRATES
o Primeiro Ministro de Portugal Dr. José Socrates cumprimentou o Presidente Tomaz Lima no mês do XXXVIII aniversário do Centro da Comunidade Luso-brasileira do Estado do Rio de Janeiro, quando de sua visita ao Rio de Janeiro, em uma noite bonita e muito concorrida no Palácio São Clemente.
O Presidente da instituição aniversariante do mês, Dr. Tomaz Lima abraçado por amigos no Palácio São Clemente: Sr. Angelo Horto e D. Maria Emília; a Chanceler do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro Dra. Maria José; o amigo e Companheiro Elista Loulé com a sua esposa e mais um amigo.
Tomaz Lima no Palácio São Clemente ladeado pelos amigos: Dr. Henrique Almeida, Ademir Antunes de Carvalho e Domingos Carvalho Rodrigues.
a Diretora Cultural Labouré Lima e o Presidente do Centro da Comunidade Luso-brasileira do Estado do Rio de Janeiro.
Assinar:
Postagens (Atom)