quarta-feira, agosto 23, 2006
Apresentação do projeto para revitalização da Biblioteca CCLB-RJ
Diploma do Reconhecimento do Mérito entregue pelo Presidente Tomaz Lima e vice-Presidente Gentil Moreira de Sousa às Bibliotecárias Josely e Solange, que apresentaram o ante-projeto para revitalização da Biblioteca CCLB-RJ.
As Bibliotecárias Josely Picão e Anamir Solange iniciam a mostra do ante-projeto de revitalição da Biblioteca Luso-brasileira.
apresentação de obras raras precisando de tratamento.
ANTEPROJETO PARA REVITALIZAÇÃO E AUTOMAÇÃO DA BIBLIOTECA DO CENTRO DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
INTRODUÇÃO
Por iniciativa do Presidente Dr. Tomaz Correia de Miranda Lima e da Diretora Cultural Sra. Labouré Lima, o presente trabalho pretende desenvolver e revitalizar o acervo existente da biblioteca para que tenha condições de ser consultado pelos associados desta instituição e demais usuários que chegam em busca de informações para suas pesquisas, uma vez que o processo de revitalização tem como vantagem fundamental o desenvolvimento das várias habilidades no campo da informação.
Tornando-se para a cidade de Niterói e municípios vizinhos, mais um centro de informação para o público que busca o desenvolvimento intelectual.
A biblioteca revitalizada oferecerá consultas no acervo, contendo livros, periódicos, fotografias, mapas e manuscritos, vídeos e CDS.
Um trabalho que envolverá desde a higienização das obras até a automação propriamente dita. Para situar onde dar início ao processo, se faz necessário um planejamento minucioso de todas as etapas com os referidos prazos de conclusão de cada etapa.
Em escala proporcional desenvolver um produto de pesquisa e empréstimo que gere fundo e suporte para manutenção adequada do centro de informação
Todo esse procedimento vai refletir diretamente no consumidor final, com atendimento de qualidade ao usuário. Com certeza, ocorrerá aumento gradativo de procura á medida que formos concluindo as etapas.
Na fase atual, o acervo está inviável para consulta.
DESENVOLVIMENTO / DEFINIÇÃO
O Centro da Comunidade Luso-brasileira do Estado do Rio de Janeiro, com sede própria, situada na Avenida Amaral Peixoto, 207 gr. 518, no Centro de Niterói.
Foi criado por um grupo de intelectuais de Niterói, mediante reunião mensal, ocorrida na noite do dia 16 de Agosto do ano de 1968, às 20 horas e 15 minutos, na sede do Cenáculo Fluminense de História e Letras. Assim, nasceu em Niterói o Centro da Comunidade Luso-brasileira do Estado do Rio de Janeiro, em uma reunião voluntária da Diretoria aos associados e interessados no melhor funcionamento para o futuro da instituição. Sendo a destacar, que dentre os objetivos primordiais da instituição, sempre esteve, a união de portugueses, brasileiros e luso-descendentes, e bem como, promover encontros abertos para dar conhecimento sobre a história e as efemérides relacionadas aos vultos portugueses.
O acervo da biblioteca é composto de doações e contará com uma prospecção de instituições luso-brasileiras, interessadas nessa revitalização, podendo oferecer novos títulos e demais suportes. Pois, ao longo do período, em que foi criada a biblioteca, não houve uma sistemática manutenção, adequada a conseqüente modernização, para que seja possível aplicar, em tempos atuais, uma consulta objetiva. Para tal, elaboramos a partir deste trabalho os passos iniciais para o tratamento técnico e a automação do acervo, vamos enumerar as etapas deste processo, a saber:
1 – Confecção de carimbos;
2 – Higienização (caso precise);
3 – Carimbar obras;
4 – Separação do tipo de acervo por suporte (livros, folhetos, referência, periódicos, obras raras, mapas, fotografias, manuscritos, fitas de vídeo e CDS)
5 – Layout do espaço para biblioteca;
6 – Definir melhor local para mobiliário com a presidência;
7 – Levantamento do mobiliário existente;
8 – Seleção e descarte de obras;
9 – Separação de obras para restauração;
10 - No que se refere às obras em quantidade superior a 2 exemplares propõe-se efetuar doação para outras instituições (caso concorde);
11 – Tratar o acervo (classificar) direto na obra;
12 – Registro e catalogação ao inserir no programa implantado;
13 – Após acervo tratado, definir o melhor sistema automatizado livre para cadastrar;
14 – Gerar etiqueta no sistema;
15 – Arquivar no acervo;
16 – Divulgação junto aos meios próprios para o serviço de consulta ao público alvo;
17 - Criação e implantação de uma videoteca com locação e consulta aberta a comunidade.
JUSTIFICATIVA
As observações enumeradas anteriormente viabilizam muito bem o objetivo da escolha desta instituição para desenvolver o trabalho científico. Entretanto, são de suma importância para o atendimento ao usuário associado e usuário da comunidade um atendimento de qualidade da informação para elaboração de seus trabalhos, teses, monografias e pesquisas em geral.
METODOLOGIA
Empregará um conjunto de regras e procedimentos que se utiliza na organização de uma biblioteca, tornando em condição viável de consulta e recuperação da informação.
Também faz parte dessa metodologia a elaboração de fase preparatória, fase executiva e fase de conclusão, onde se acompanha o desenvolvimento com os respectivos recursos humanos. Manter uma constância nas atividades para que possa cumprir o cronograma estabelecido.
CONCLUSÃO
A biblioteca organizada e automatizada disponibilizará o acervo de livros, periódicos, mapas, manuscritos, folhetos, fotografias, víceos e cds, para consulta local e para empréstimos, somente ao associado cadastrado na instituição.
Os serviços prestados serão feitos com maior agilidade e eficiência colocando ao alcance de qualquer usuário chegar a seu objetivo. Graças à introdução da automação que veio facilitar grandemente um armazenamento bem maior e com menos tempo do que o processo manual de informação. Gerando agilidade no fluxo das atividades, minimização de tempo de pessoal e recursos financeiros, por planejar e desenvolver uma sistemática de trabalho produtiva.
RECURSOS MATERIAIS
Serão necessários os seguintes recursos materiais, e suas quantidades a serem definidas com a presidência:
Computadores a serem especificados tecnicamente;
Impressora;
Scanner;
Aparelho de DVD;
Materiais de consumo e limpeza;
Elaboração de página na WEB;
Estante dupla para biblioteca;
Bibliocanto;
Armário de aço;
Mesas e cadeiras;
Microfone e aparelho amplificador;
Mesa para computador;
Datashow;
Lousa;
Material para restauração;
Aparelho de TV 29”;
Implantação de banco de dados com soft especifico para biblioteca de;
Suporte para periódico
RECURSOS HUMANOS
Uma coordenadora;
Uma bibliotecária;
Um restaurador ( serviço terceirizado).
CRONOGRAMA
Agosto/setembro/2006------apresentação do anteprojeto, elaboração do projeto e entrega;
Outubro/novembro/dezembro/2006------aguardar resultado da análise e aprovação;
Janeiro/fevereiro/2007-------organização dos pormenores para dar início as fase de execução do projeto;
Março/2007-------------------------------data prevista para início da revitalização da biblioteca.
Josely e Solange
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário