segunda-feira, março 10, 2008

O Presidente Cavaco Silva comemorou o segundo ano do seu governo junto da Comunidade Luso-Brasileira do Rio de Janeiro




O Presidente Cavaco Silva, emocionou aos Portugueses e Luso-descendentes, que compareceram ao almoço no Palácio São Clemente.

Domingo, dia 09 de março de 2008, às 10h30 da manhã, uma caravana composta por imigrantes portugueses e luso-descendentes, partiu do Clube Português de Niterói, rumo ao Palácio São Clemente - onde, outros compatriotas - que vivem no Rio de Janeiro e arredores - tinham o mesmo objetivo: ouvir a mensagem do Presidente Cavaco Silva.

A temperatura destes últimos dias, tem sido de recordes, nos termômetros tropicais. Para além da expectativa - que cada um trazia dentro de si mesmo -, estava a curiosidade sobre o que aconteceria na parte de dentro, dos portões engalanados, do majestoso Palácio, que outrora abrigara a Embaixada de Portugal, na Cidade Maravilhosa. A tarde, ainda, estava por começar e o ensolarado domingo, prometia um mar de emoções aos corações luso-brasileiros.

Nosso grupo chegou cedo. Felizmente, os jardins do Palácio São Clemente já estavam abertos e os convidados podiam desfrutar de toda a beleza do conjunto arquitetonico, ao som da Banda Portuguesa Irmãos Pepino, onde, os músicos perfilados, no jardim interno do Salão Nobre, abriram a tarde executando harmonicos dobrados, sob a regência dos Maestros José Ferreira e Antonio Henrique.

Nos jardins e interiores, haviam telões, dispostos estratégicamente, que facilitavam o acompanhamento da fala do Presidente da República de Portugal. Soprava uma brisa generosa, que amainava o calor de sol a pino, em pleno meio-dia. A expressão "sombra e água fresca" se fez verdadeira e todos se confraternizaram nos jardins e pelos salões, servidos de muita água mineral para garantir a hidratação. Enquanto o Presidente e sua comitiva se deslocavam para a solenidade, deu-se início a um farto buffet, onde os pontos mais disputados da mesa - sem margem de erro - estavam visivelmente marcados, diante das bandejas dos ansiados Queijos da Serra da Estrela e Presuntos do tipo de Lamego.

O Presidente Cavaco Silva chegou e os convidados se dirigiram ao Salão Nobre, onde todos o ouviram atentamente. A imprensa compareceu e trabalhou com vivo interesse. O Presidente Cavaco Silva proferiu - o que se poderia chamar - um discurso enxuto. Ele expressou toda a sua emoção por visitar mais um vez o Brasil e por seu encontro com a comunidade portuguesa do Rio de Janeiro, no aniversário do segundo ano do seu governo. A exemplo do que aconteceu no primeiro aniversário, comemorado com a comunidade portuguesa em Luxemburgo. Ao encerrar, ele agradeceu aos convidados, referindo-se às distâncias que cada grupo percorreu para estar com ele. Nesse instante, ouviu-se ecoar pelos salões o inconfundível brado "cavaquista": Viva Cavacoooo! Era uma espécie de sinal. A partir daí, os mais afoitos foram tomados pelo desejo incontrolável de um aperto de mão, ou, quiçá, uma foto roubada em meio a multidão. Esta, completamente inflamada pelo ardor pátrio, tal foi, o efeito causado pelas palavras do líder da República Portuguesa, que soube despertar a mais recôndita saudade da longínqua terra lusitana.

Os detalhes da visita do Presidente de Portugal à convite do Presidente do Brasil Luis Inácio Lula da Silva para o ciclo comemorativo do Bicentenário da chegada da Família Real , assim como o conteúdo do discurso do Presidente Cavaco Silva, nesse domingo, podem ser conferidos e acessados através do blog da Embaixada de Portugal, no endereço abaixo.

http://www.embaixada-portugal-brasil.blogspot.com/

Destacamos algumas presenças ilustres da comunidade Luso-Brasileira:
Dr. Tomaz Lima, Comendador Orlando Cerveira Francisco (Presidente do Clube Português de Niterói) e D. Laura, Sr. Gentil Moreira de Sousa e D. Clarice Quaresma, Sr. Domingos de Carvalho Rodrigues e Sara de Lourdes Cabral Rodrigues, Ademir Carvalho Antunes e Angela, Adenir Carvalho, Dr. Fernando Guedes de Azevedo e Rosa, Vice-Cônsul Honorário de Portugal em Niterói Sr. Lúcio Ferreira de Azevedo e D. Leda, Raimundo Borges Diniz, Dr. Alcides Martins, Dr. Mario Vilhena de Carvalho, Sr. Mariozinho, D. Ana Ranhada, Dr. Elízeo Fonseca e Senhora, Alberto Magalhães e Luciana, Dr. Antonio Américo e Senhora, Dr. Anicetto e Senhora, Dr. Francisco Carrasqueira, Vice-Presidente do Elos Internacional Dr. António Bento Abraços, Chanceler do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro D. Maria José, Jornalista do Globo Niterói Gilson Monteiro e D. Eny Monteiro, Secretário Regional do Centro de Niterói Fernando nery de Sá e Suzana Nery, Presidente da Casa da Vila da Feira Sr. Ernesto Boa Ventura, Dr. Antonio da Silva Correia e esposa, Radialista da Rádio Tupy D. Claudia Ferreira, entre outros.



De Niterói-RJ, escreveu a Diretora Cultural do Centro da Comunidade Luso-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro Sra. Labouré Lima, falando em nome do Presidente dessa Instituição e do Elos Clube de Niterói Dr. Tomaz Correia de Miranda Lima, demais Diretores e associados.

Nenhum comentário: