segunda-feira, março 17, 2008

Cônsul Geral de Portugal discursará ALBL em 18/03/2008 e Evento Portugal Telecom



Prezada Comunidade Portuguesa, Luso-Brasileiros e Amigos,
 
Registro inicialmente que amanhã, Terça-Feira, 18 de Março de 2008, às 17:00h, o Exmo. Senhor Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Embaixador António de Almeida Lima, discursará na Academia Luso-Brasileira de Letras, na sessão solene de abertura do Ano Acadêmico de 2008. Evento aberto ao público. Compareçam!
Local: Instituto Histórico Geográfico Brasileiro
Av. Augusto Severo 8, sala Pedro Calmon - 12. andar - Metrô Cinelândia 
 
Aproveito a oportunidade desse e-mail para enviar a minha breve saudação feita hoje, terça-feira, 17 de Março de 2008, na abertura do ALMOÇO DE COMEMORAÇÃO AOS 200 ANOS DA CHEGADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA AO RIO DE JANEIRO, COM HOMENAGEM À PORTUGAL TELECOM. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Telecomunicações - TELECOM (www.telecom.org.br) e contou com a presença de autoridades e personalidades notáveis, assim como recebeu uma importante cobertura jornalística, inclusive da RTP.

Saudação em 17 de Março de 2008 ao legado de D.João VI, a Portugal Telecom e ao seu presidente

Marcelo Henriques de Brito (*)

Diversos relatos orais e novos livros, inúmeras matérias na imprensa e vários discursos de ilustres personalidades têm ressaltado a importância da vinda da Família Real ao Brasil. Uma relevante justificativa para a escolta britânica na planejada viagem ao Brasil é a impossibilidade de navios repleto de civis com suas bagagens também transportarem armamentos e executarem manobras militares, conforme explicou o inglês Kenneth Light. Este renomado historiador em recente palestra para a Comunidade Britânica no Rio de Janeiro (BCS Rio) comprovou que os oficiais britânicos reconheciam a coragem dos portugueses, sua capacidade para guerrear e sua experiência para navegar. Tal depoimento soma-se às reiteradas manifestações de afeto recíproco entre Brasil e Portugal e do quanto foram benéficas as transformações que ocorreram nesta cidade do Rio de Janeiro a partir de março de 1808. Constata-se que o legado de D.João VI transcendeu uma transformação urbana ou mesmo a inestimável manutenção da integridade territorial do Brasil, e que os descendentes de D.João VI contribuíram para entrelaçar a história do Brasil e a de Portugal.

Ainda que nascido em Portugal, D.Pedro I foi criado aqui a partir dos 9 anos de idade. Desta mistura cultural, foi formada a personalidade de uma liderança em dois países. Cá, como imperador, D.Pedro I bradou a independência do Brasil, e lá, como D.Pedro IV, Rei de Portugal, e posteriormente Duque de Bragança, ele se associou aos liberais e teve um papel decisivo na construção de um novo Portugal. Cá ele está imortalizado num famoso quadro do Grito do Ipiranga e lá ele está eternizado com uma imponente estátua no coração da inesquecível Lisboa.

Nesta incomparável cidade do Rio de Janeiro, caberia a seu filho, D.Pedro II, neto de D.João VI, aprimorar as instituições políticas e fomentar um desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil. No setor das telecomunicações, D.Pedro II se interessou pelo trabalho do padre gaúcho Roberto Landell de Moura, que morreu há 80 anos, em 30 de junho de 1928, sem receber na época o reconhecimento por ter sido o pioneiro na transmissão da voz humana sem fio, antes mesmo de ser inventada a transmissão de sinais de telegrafia por rádio. O interesse de D.Pedro II pelas telecomunicações já se manifestara nas vésperas do Natal de 1873, quando recebeu do empresário Irineu Evangelista de Souza, o notável Barão de Mauá, o cabo submarino que ligava Belém, Recife e Salvador ao Rio de Janeiro. Em torno de seis meses depois, D.Pedro II inaugurava as transmissões telegráficas com a Europa por meio de um cabo submarino que cruzava o Atlântico entre Recife no Brasil e Carcavelos em Portugal, país que se tornava um dos mais estratégicos pontos de amarração de uma rede internacional de cabos que somente anos depois iria englobar os Estados Unidos.

Afloraram no que foi dito traços sistemáticos da cultura lusíada: a motivação para criar, o prazer de comunicar e a vocação para se internacionalizar. Tais traços devem naturalmente estar presentes no Grupo Portugal Telecom. Este operador global de telecomunicações, cujas ações são negociadas na Euronext Lisboa e na bolsa de Nova Iorque, desenvolve atividades em todos os segmentos do setor das telecomunicações e atua com destaque em Portugal, em mercados internacionais em crescimento, como Angola, Cabo Verde, Moçambique e Marrocos, e no Brasil, que constitui o principal mercado internacional da Portugal Telecom. Aqui o grupo detém o co-controle da maior empresa de telecomunicações móveis da América do Sul, a Vivo, além de controlar a Dedic, importante empresa de contact center, e ter uma participação na UOL, portal líder de mercado.

Para presidir suas atividades no Brasil, a Portugal Telecom escolheu o economista Shakhaf Wine, que aos 38 anos apresenta um belo e extenso currículo. Além de participar da cúpula internacional da Portugal Telecom, resumidamente informo que Shakhaf Wine foi membro de diversos conselhos de administração de conhecidas empresas de telecomunicações, além de ter desenvolvido uma carreira internacional em renomados bancos de investimento e também ter sido dealer do Banco Central do Brasil. O nosso homenageado aprecia muito esta cidade, onde cresceu. Ele gosta da praia e de correr em torno da bela Lagoa Rodrigues de Freitas. Ocorre que recebi uma informação sobre Shakhaf Wine que talvez possa desapontar algumas pessoas: Ele é torcedor - adepto, como se diz em Portugal - do Flamengo... Será um prazer ouvir o Presidente Shakhaf Wine! Obrigado!

(*) Administrador e Engenheiro, Ph.D., membro titular da Academia Luso-Brasileira de Letras, diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e sócio da PROBATUS, www.probatus.com.br.

Um cordial abraço Luso-Brasileiro,
 
Marcelo
 
Marcelo Henriques de Brito, Adm. e Eng., Ph.D.
probatus@probatus.com.br
www.probatus.com.br


--
www.editoramuiraquita.com
http://elosclubeniteroi.blogspot.com/
http://lusobrasilrj.blogspot.com/
http://academia-do-bacalhau-de-niteroi.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

favor entrar em cotato, presciso de pessoas com o perfil de portugueses e ou que sejam mesmo portugueses para gravaçao dee uma minisserie de tv aqui no rio,e houver interesse favor entar em contato com urgência pelo telefone 021 94484482 021 81755133 , falar com cristiano santos. obrigado.